O Big Idea Chair 2010, prêmio do Yahoo! para as melhores campanhas publicitárias, está em fase de votação popular. Neste ano, cinco cases concorrem para ganhar a grande poltrona roxa do Yahoo!, símbolo da premiação. Esta é a quarta edição do Big Idea Chair no Brasil .
Em agosto, o Yahoo! e a agência Tudo promoveram o prêmio através da criação de uma mini-agência de publicidade, formada só por crianças. Você pode ler um post do CRIA Plano sobre esta ação aqui.
Veja agora os cinco cases finalistas:
1- Doe Palavras: RC Comunicação para Instituto Mário Penna
Na comunicação tem-se discutido muito sobre TV digital, interatividade e novas mídias. E graças a Google essa discussão pode se inflamar ainda mais. O Criaplano já postou sobre o GoogleTV confira em Personalização sem Fim.
Mas eu volto no assunto, pois nessa semana a maior empresa de buscas do mundo anunciou parcerias com diversos sites e canais. Foi fieto um novo vídeo e um site nos quais pode-se conferir como vai ser a estrutura desse misto de internet com TV.
Uma novidade é que no GoogleTV vão ter apps parecidas com a dos celulares. Assim, você pode escolher se vai baixar um filme na Amazon ou fazer um post no Twitter. A interatividade chega a ponto de o seu celular virar um controle remoto.
Youtube, HBO, Twitter, CNN, New York Times, USA Today ,Cartoon Network, NBA, Netflix, VEVO, Pandora. São algumas das parcerias já confirmadas. A previsão é que seja lançada nos EUA esse ano e na Europa no próximo.
E fica uma pergunta no ar: Como vai ficar a novela das oito?
Há umas boas semanas já, um amigo da minha sala da faculdade me falou sobre sua ideia de projeto de conclusão de curso. Evidentemente não vou citar sua ideia, entretanto, o tema que ele escolheu e um outro projeto que já está em andamento no curso, me inspiraram nesta Quarta.
Todos nós estamos cercados de informação e publicidade 24 horas por dia, seja pelos meios convecionais, seja pelos suportes não convencionais e até, como os Profissionais de Mídias chamam, as "não mídia".
No meio de tanta modernidade, tantas formas de levar o produto ao consumidor, vocês não pararam para pensar como é incrível que alguns ambulantes se destacam, virando até personagens? Ora, quem nunca foi em uma praia em que nao tinha um vendedor de queijo que era uma "figura" e que por isso desbancava todos os outros? Quantas dessas pessoas, fizeram ou estudaram publicidade?
Nem por isso as táticas publicitárias desses verdadeiros criativos da rua deixam de funcionar. A razão primeira disso, é a mesma pela qual nos centros das grandes cidades, apesar de todas as possibilidades de comunicação, nada resolve melhor que um cartaz, típico de varejo, amarelo anunciando oferta em vermelho e o preço em preto.
É a questão de conhecimento do público. Ninguém melhor que esse ambulantes conhecem seus público e como atraí-los e chamar a atenção. A publicidade das esquinas, daqueles que nunca pensaram sequer em sentar em uma aula de semiótica, está nas ruas para ensinar aos planners que nenhum laboratório melhor que a rua. Conheça seu público, ouça as pessoas, entenda-as. Assim, juntando experiência com teoria, reconhecendo humildemente que todos tem muito a ensinar, um planejamento publicitário pode tornar cadauma de suas campanhas cada vez mais eficientee adequada aos seus objetivos.
Para divulgar o sistema de segurança da ADT, a agência DDB, do Chile, criou uma ação para dar medo nos proprietários de apartamentos. Foi desenvolvida uma caixa de papelão que simplesmente se montava sozinha. Ela era colocava por baixo das portas e, após sair do outro lado, ela ganhava forma.
No final aparece a frase: "Entrar em seu apartamento é mais fácil do que você pensa".
Acabou a II Semana de Comunicação promovida pela CRIA. As palestras foram sensacionais, e eu resolvi fazer um post a respeito de uma delas, que me interessou muito. Conrado Almada, diretor de arte da produtora Brokolis, palestrou na sexta-feira, 01/10, a respeito de criação publicitária para TV. Ele mostrou pra gente alguns processos de produção e filmagem de clipes e comerciais que fez recentemente. Impressionou-me a complexidade, o número de pessoas envolvidas e o tempo de gravação de alguns trabalhos. Um dos que mais me chamaram a atenção pela grandiosidade do trabalho foi o clipe de "Sutilmente", do Skank. Confira o making of:
Depois da palestra, conversando com o Conrado, ele me contou que o pessoal do Skank ficou, no total, 6 horas inclinado na estrutura. E foram mais ou menos um mês e meio de idealização, produção, execução e edição do clipe. Resultado de todo esse trabalho: prêmio VMB de melhor clipe de 2009. Muito merecido! Uma técnica muito usada pelo Conrado é a stop motion, animação a partir de fotos/imagens. Veja o making of de outro trabalho para o Skank utilizando essa técnica:
E o resultado... http://www.youtube.com/watch?v=uUo4NbPtbPU&feature=channel
Outro trabalho em stop motion, agora para o Pato Fu:
Um outro making of que me chamou a atenção foi o do comercial do Marcantil do Brasil, pois exigiu um planejamento muito detalhado e sua execução foi muito complicada, por ter sido filmado em plano sequência. Repare nas mudanças de cenário e movimentações precisas nos comerciais: http://www.youtube.com/watch?v=QOZzXVLQ8HI http://www.youtube.com/watch?v=nzXgGeaUguU
É isso! A palestra foi ótima e me despertou muito interesse por produção de vídeos, de preferência com ideias geniais como estas.