Cada campanha conta

Água. Uma palavra, vários sentimentos. A gente achava, quando criança, que a água era uma coisa eterna, que ela nunca iria acabar. Mas, pelo visto, esse tipo de pensamento infantil está longe da realidade: a crise de abastecimento já atinge níveis nacionais e a falta de chuvas que nosso país enfrenta em nada colabora com a situação. Então, o que colabora? Isso mesmo, a comunicação (sempre ela).

Enfrentando uma das piores crises dos últimos anos, os governos de alguns estados precisaram se mexer perante um enorme desafio: conseguir conscientizar as pessoas que é necessária a diminuição do consumo de água. E aqui, a comunicação em forma de propagandas institucionais foi (e está sendo) uma preciosa ferramenta colaborativa. Você pode querer saber: mas que tipo de publicidade é essa?

  • A publicidade institucional nunca se refere à um produto em si, e sim à uma empresa ou instituição. Ela procura espalhar de ideias para moldar a opinião a opinião pública e/ou comportamentos, provocando mudanças na imagem pública da instituição.


“Então, você está me dizendo que os governos estão se utilizando da publicidade institucional para combater a crise hídrica?” Exatamente! Criar campanhas interessantes e inteligentes é uma ótima forma de atingir a população e redefinir costumes e pensamentos. Afinal, a comunicação tem esse poder.

Um primeiro exemplo que pode ser citado é a campanha “Cada gota conta”, que vem sendo usada pelos governos de São Paulo e de Minas. No primeiro estado citado, os vídeos lançados têm 15 segundos cada e apresentam pessoas que fazem a diferença na hora de economizar água, passando a mensagem de que são os pequenos detalhes os que mais contam.




Já no segundo estado citado, a campanha conta com vídeos mais informativos acerca da situação dos reservatórios, enfatizando no final o slogan “Para não faltar, cada gota conta”.


Comparando os dois exemplos, vemos que uma mesma ideia pode seguir caminhos diferentes. E os resultados têm sido muito bons: houve uma diminuição no consumo de água por parte das grandes cidades (como São Paulo e Belo Horizonte) depois de iniciadas as campanhas.

Os vídeos mostrados são só um pequeno exemplo de como os governos podem se posicionar com a ajuda da comunicação diante de situações complicadas e específicas como a da crise hídrica. Talvez não seja a solução para os problemas que envolvem esse tema, mas a gente já sabe: cada campanha conta. 




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