Brilho eterno de uma mente sem lembranças

Recentemente encontrei algumas ações de conscientização contra o mal de Alzheimer, que achei muito interessantes. Em uma delas, feita pela Colenso BBDO, foram distribuídos pen-drives no formato de borracha, com a inscrição: “Alzheimer apaga suas memórias. Salve-as”. A borracha USB foi distribuida entre as organizações locais, e pricipalmente para políticos, que também receberam uma carta para sensiblizá-los contra a doença.

Outra ação de marketing muito interessante foi a desenvolvida pela Jon Von Matt, da Alemanha, que fez uma carta, que foi enviada para 9000 pessoas, para a The Alzheimer’s Society Baden-Württemberg. Nessa campanha, a grande sacada foi enviar cartas sem o selo, e com o endereço do remetente e destinatário trocados. Assim, todas as cartas enviadas eram "devolviadas" para o verdadeiro destinatário, que quando as recebiam, não se lembravam de tê-las enviado, esperimentando como um paciente de Alzheimer se sente por alguns segundos.

 O conteúdo da carta explica o todo o procedimento que foi relizado, e pede doações para as pessoas, para ajudar no combate a doença. Eles também criaram um video explicativo do projeto:


The Alzheimer's Society Baden-Württemberg. The Forgotten Letter. from OTTEN BAUR on Vimeo.

A ação foi muito premiada: ganhou bronze no CLIO Awards e entrou no shortlist de Cannes. Agora só resta sabre a opinião dos Correios sobre isso.

5 comentários:

Iara Couto disse...

Curti MUUITO, Daniel! Não sei como reagiria se recebesse essa carta. huauhhua

Ana Miranda disse...

Achei muito bacana viu? A ideia foi super inovadora =)

Paula Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula Lopes disse...

Que isso, AMEI as duas. Muito criativas. E adorei o nome do post também, Dani boy.

Anônimo disse...

gostei demais, adoro essas campanhas inovadoras, ainda mais quando é por uma causa social!

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top