Por: Leonardo Galesi
Ao pensar em publicidade, muitas
marcas famosas surgem em nossa cabeça, e uma delas, com certeza, é a Coca-Cola.
A empresa sempre nos surpreende com propagandas e ações inovadoras para
promover seus produtos. Uma das mais famosas ações é a da “Máquina da
Felicidade”: o consumidor, que ia até a máquina com a intenção de comprar
apenas uma Coca, era pego de surpresa e recebia buquês de flores, balões,
pizzas, lanches e Cocas de diversos tamanhos. A ação caiu nas redes sociais e
se tornou um viral.
E, como é de sucessos que vive a
empresa, não seria diferente com a ação liberada essa semana. O conhecido beep de supermercado é um barulho que
para algumas pessoas chega a ser irritante, mas que para outras não tem
relevância nenhuma, sendo mais um caso de som esquecido. Foi pensando nisso que a
Coca resolveu mudar esse beep para
algo um pouco mais interessante e que a promovia ao mesmo tempo: ao passar um
produto da marca pelo leitor de código de barras, o som ativado era a
musiquinha tão famosa da mesma. O resultado foi o esperado e sorrisos se
abriram.
A grande genialidade está na
simplicidade da construção e articulação: um pequeno som modificado prende a
atenção das pessoas e os custos para a empresa são insignificantes. Ao trazer a
ação para o cotidiano do consumidor, a marca se aproxima de maneira mais eficaz
de seu público, mostrando que se importa com ele. A Coca-Cola passa diariamente
a noção de que cuida de seu consumidor e está sempre trabalhando para melhorar
seus serviços e produtos, tudo para deixá-los felizes.
E está aí o conceito da marca: a
felicidade. Ao longo do vídeo, é possível perceber que tudo gira em torno dessa
importante ideia que fundamenta todas as ações e propagandas da empresa, e que
fundamenta o seu posicionamento: a Coca é uma bebida que abre sorrisos, que
deixa os momentos ainda melhores, que traz a felicidade. E a marca trouxe a
felicidade em forma de sorriso para uma simples compra de supermercado.
A proposta da Coca-Cola é
justamente estar sempre presente na vida de quem compra seus produtos, e é
desse modo que ela não se deixa ser esquecida, que ela não deixa sua
popularidade cair. As ações sempre buscam aquela conexão com o cliente, pois é
dessa maneira que a pessoa escolhe um produto seu ao invés de um da
concorrência. A ação do beep nos
mostra exatamente isso, a inovação é o que faz o cliente se interessar ainda
mais pelas ações da empresa, que traz ideias simples com as quais ele se
identifica. Podemos dizer que, em termos de publicidade, a Coca tem um pacote
completo.
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