Por Jéssica Saliba
A notícia é velha. Que a chegada da internet transformou drasticamente a
forma como as marcas se relacionam com seu público, todo mundo já sabe. Que a
mídia impressa vem perdendo cada vez mais espaço para a web, também não é
novidade. Mas o que ninguém (ou pouca gente) esperava é que algumas marcas
olhariam para as velhas folhas de papel e ali enxergariam um grande potencial
inovador. Sim, no papel. Precisamente, nas páginas de revistas. E o melhor? De
um jeito incrivelmente útil ou criativo. A ironia? A tecnologia foi essencial
pra isso.
Se antes, numa folha de revista, o máximo a ser realizado era uma
impressão, a aplicação de um adesivo perfumado, um QR Code, ou, voltando à
infância, a deixa para alguma dobradura, as marcas Nívea e Motorola mostraram
que o papel pode ir muito além do que a gente imagina.
Publicado na revista Wired em janeiro, a Motorola anunciou seu
novo smartphone Moto X chamando a atenção para a variedade de seu design. Para
isso, criou uma interface interativa em que o leitor poderia apertar botões na
página da revista e alterar a cor da capa do telefone. Botões. Numa folha. E a
cor mudava. Como? Montando pequenos painéis de LED com uma bateria pequenina
dentro da folha mesmo. O resultado, você confere no vídeo abaixo:
Já a Nivea foi bem espertinha estratégica e resolveu que ia
morar no seu coraçãozinho fazer algo extremamente útil para as crianças que
vão à praia (e principalmente para os pais delas). Ela desenvolveu uma pulseira
que você destaca da própria página da revista (!) e coloca no braço do seu
filho. Essa pulseira é ajustável, impermeável e reutilizável. Mas isso tudo
porque ela contém um localizador que informa qual a posição do seu filho. É só
baixar um aplicativo disponível para Android e IOS que capta o sinal dessa
pulseira e informa na tela do seu smartphone onde seu filho se encontra. É
pouco? Você ainda pode delimitar uma distância máxima de onde o pimpolho pode
ir. Se ele ultrapassar, você é notificado. Confira:
Sem contar a genialidade, o interessante a ser observado nas ações
dessas empresas é que elas revolucionaram a forma como as marcas podem imprimir
- e agora, não só literalmente - suas ideias e valores numa plataforma
antes considerada estática e até mesmo ultrapassada. As ferramentas
tecnológicas e, no caso da Nivea, o uso conjunto de toda facilidade
proporcionada pelos smartphones e internet, foram essenciais para dar
vida nova a uma mídia em que não se via muita possibilidade de inovação. A
grande sacada dessas empresas foi aliar dois eixos que pareciam se distanciar
cada vez mais. Não, não estamos falando de associar conteúdo impresso e
virtual, porque isso também está batido e, além de tendência, é uma questão de
sobrevivência. O que muda com essas ações é a forma como encaramos o impresso,
mostrando que o ‘tiozão’ das mídias - mas ainda com seu público fiel -, se
trabalhado de forma criativa e inovadora, ainda pode ser, surpreendentemente,
útil.
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