O Grafite é uma forma de
expressão que vem ganhando cada vez mais espaço nas grandes cidades. Apesar de
ainda não ser suficientemente conhecido como manifestação artística por alguns
públicos, por trás desse trabalho existe muito esforço e dedicação pelos grupos
e artistas que levam essa técnica a sério. Além de refletir a realidade das
ruas, essa arte urbana também tem como papel criar relações afetivas entre a
população e o espaço urbano, transformando a vida agitada e a corrida nas
grandes cidades. É um modo de ocupar esse espaço da forma escolhida pelo
artista, que muitas vezes faz uso de suas próprias características para criar
novas imagens.
Um exemplo de projeto artístico
urbano notável são os bolinhos desenvolvidos por Maria Raquel, principalmente
na cidade de Belo Horizonte. A criadora desse projeto participou do evento de
palestras TIPCOM realizado pela Cria UFMG e pôde nos contar um pouco mais sobre
o processo criativo e o sucesso desses divertidos grafites que deixam os muros
da capital mineira muito mais fofos, coloridos e doces.
O Bolinho surgiu em 2009 e aos
poucos foi se espalhando por diversos locais de Belo Horizonte. Maria Raquel
escolheu esse personagem principalmente pela sua paixão por cozinhar e pelo
cupcake ser um alimento que pode ser bastante explorado visualmente, com massas
e coberturas diferentes. A grafiteira também contou que gostaria de deixar algo
dela, ter sua forma de ocupar aquele meio urbano, despertando curiosidade e
identificação com quem visse sua arte. Escolheu o grafite como principal meio
de realização desse projeto, pois o considera como uma arte imposta: que a
pessoa não tem muita escolha de não ver.
Maria Raquel também é bem
dedicada e disciplinada ao realizar seu trabalho, pois se não for assim é
difícil fidelizar um público para essa arte. O grafite se renova e muitas
vezes é apagado, precisando ser recriado, não tem como existir reconhecimento
do trabalho sem ele ser atualizado. Esse é um problema que ela vê na arte
urbana de Belo Horizonte, vários grafiteiros tem uma técnica muito boa mas não
se mantém ativos nesse meio.
O Bolinho é uma figura com grande
apelo visual, assim pôde se transformar em uma marca. Atualmente além das
mídias sociais, o projeto conta com um site
e uma loja online que disponibiliza
cases para celular, camisas, bolsas e etc. Maria Raquel conta que com as
plataformas online pôde interagir mais com o público, tendo maior retorno do
seu trabalho. Sabendo do sucesso dos cupcakes através do reconhecimento na página do facebook,
teve a ideia de oferecer produtos aos fãs do Bolinho. Além disso, através desse
é mais fácil escolher novas ações, como a mais recente, o Mapa do Bolinho. Esse
mapa propõe 5 roteiros diferentes para procurar onde na capital mineira se
encontram os bolinhos e quem cumprir esses roteiros ganha descontos na loja.
Os grafites do Bolinho foram uma
forma diferente de ocupar a cidade, conseguindo cumprir a ideia inicial da
criadora do projeto de forma divertida e curiosa. É muito bom ter projetos como esse saindo do forno, então não deixe de prestigiar esse incentivo. E claro, vamos continuar nos deliciando com as doces novidades do Bolinho que possam vir por aí
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