As
revistas femininas, principalmente as de fofoca, têm o costume de expor em suas
páginas artistas em situações consideradas embaraçosas, como por exemplo, sem
maquiagem ou com cabelo desarrumado. Nesses casos, as aparições “ao natural”
são vistas como pejorativo, isso porque o público espera que as celebridades,
devido ao seu papel de destaque, estejam sempre arrumadas e impecáveis.
A
Glamour Brasil é uma revista dedicada ao público feminino e trata
principalmente de moda e beleza. Ela oferece às suas leitoras dicas sobre esses
temas e comenta o que é utilizado pelas famosas, certas vezes as criticando.
Na
edição de Maio, quebrou-se o paradigma do natural como pejorativo. Inspirando-se na americana Vanity Fair, a revista brasileira tirou fotos de várias
famosas sem maquiagem, tratamento no cabelo ou utilização de qualquer retoque
digital, mostrando-as totalmente “de cara limpa”. O objetivo da matéria era
fazer com que os leitores vissem a verdade por trás de todo encanto criado na
imagem das celebridades, mostrando-as, assim, como pessoas comuns e não mais
como inatingíveis e distantes.
Entretanto,
após anos de severas críticas dos defeitos, completamente normais, existentes
nas celebridades, como rugas e quilos a mais, será que a atitude de enaltecer a
naturalidade é verdadeira? Ou se mostra
apenas como outra jogada publicitária para atrair público e tentar mostrar a
revista como diferente das outras?
A
Glamour tem como principais assuntos a moda e a beleza e, por vezes, realiza
crítica aos famosos por não se encaixarem nos padrões estéticos e estilísticos
impostos pela sociedade. Sendo assim, mostra-se certamente contraditório a
valorização do natural, parecendo ser apenas mais uma jogada de marketing!
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