A CRIA UFMG Jr. está em programa trainee e nada mais justo que colocar nossos futuros colegas para ralar. As postagens dos próximos dias serão da colaboração daqueles que estão com um pé no aquário laranja.
Postado por: Mateus Moura
As propagandas de cerveja vêm
se transformando com o passar do tempo e as inovações tecnológicas são peças
chaves para justificar essas mudanças. As campanhas usam e abusam da computação
gráfica. Entretanto, mesmo dispondo de novos recursos, o foco dos anunciantes
vem sendo algo simples e incrivelmente efetivo: o humor. Quem não se lembra dos
siris do “nã-nã-nã-nã”, do baixinho da Kaiser ou da cerveja que faz inchar como
baiacu?
Essa aposta no humor e em personagens carismáticos vem construindo um
cenário mais diversificado para os anúncios de cerveja, que antes se preocupavam
em vincular o produto à imagem de mulheres bonitas, do futebol e do carnaval.
Podemos, talvez, entender isso como uma mudança de mentalidade, como um melhor
aproveitamento da liberdade criativa que a modalidade proporciona.
Pensando nisso cabe destacar uma sacada
inteligente apresentada pela Skol em 2012 – e de bônus pela Antárctica -,
aproveitando-se justamente dessa liberdade humorística para veicular peças com
temáticas bregas. Vestuários, músicas, situações, quanto mais brega e
constrangedor melhor.
A primeira peça da linha foi
“Adocica”, da Skol. O comercial, com a participação de Beto Barbosa, teve uma
repercussão incrível, recolocando, por alguns dias, o cantor na programação de
alguns dos famosos shows dominicais da televisão aberta.
A experiência deu tão certo que a marca decidiu
apostar de vez no “Poder do Brega”. Agora era a vez de chamar o Roupa Nova para
apresentar a nova identidade visual das latinhas. Tudo regado a muita música e
nostalgia, sem medo de ser feliz.
Pegando carona no sucesso – nada mais comum para
a concorrência -, a Antarctica ressuscitou “Menina Veneno” e toda a sua
sensualidade para contar sobre a nova “dupla filtragem” do produto. Lençóis
azuis, pétalas de rosa e uma coreografia ensaiada, bem anos 80.
Brega, tosco, barango. Impossível não rir.
1 comentários:
Ainda se preocupam em vincular o produto à imagem de mulheres padrão rede globo de beleza, mas o humor realmente deu um charme novo ao estilo... informe com conceito!!! Ótima matéria!!!
Postar um comentário