A
conscientização é um processo difícil, pois exige uma mudança de pensamento da sociedade.
Uma ferramenta que pode e vem sendo utilizada em seu auxílio é a publicidade, e
de uma forma bem interessante. A publicidade consegue causar as mais diversas
emoções, como a gentileza, a gratidão, a felicidade e até a compaixão, que está
associada à conscientização. As campanhas que, muitas vezes, são consideradas chocantes
têm um grande sucesso e geram um grande retorno.
O mais recente exemplo da conscientização
através da publicidade é a campanha contra o câncer que está ocorrendo nos
metrôs de Estocolmo, na Suécia. Ela foi
precedida por uma campanha de cosméticos, na qual sensores que foram instalados
no metrô davam movimento aos cabelos da modelo quando o trem se aproximava, com
o objetivo de mostrar a liberdade dos cabelos. A tecnologia utilizada é a mesma,
porém com um objetivo diferente e que causou certo espanto nos passageiros.
Criada por uma agência sueca, a Garbergs divulga a The
Swedish Childhood Cancer Foundation, uma fundação que luta contra o câncer
infantil. O mecanismo da peça é o mesmo: os cabelos da modelo balançam quando o
trem se aproxima, mas depois eles somem e aparece uma mensagem pedindo doações
para a fundação.
Outros
exemplos desse tipo de publicidade, que é forte e expressiva, são as peças do
Greenpeace que fazem alertas sobre as mudanças climáticas, desmatamento, entre
outros problemas ambientais. Essa diz : “ Pare as mudanças climáticas antes que
elas mudem você”.
Essas campanhas abordam os mais diversos
assuntos, como: cigarro, bebida no trânsito, direitos humanos, violência contra
a mulher, entre outros temas polêmicos. Essa abordagem é feita de uma maneira
forte, chamativa e de grande eficácia,
como a peça criada pela F/Nazca para a Unimed
para alertar que o cigarro mata mais que Hitler.
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