Não é somente no mundo da Publicidade que se busca inovação e
adesão a novos públicos. Isso também acontece com as celebridades. Os famosos
são como marcas, pois têm produtos associados aos seus rostos, possuem um
público a ser atingido e precisam de determinada vendagem de discos.
Um dos casos mais novos e marcantes que ilustra esse fato é
Valesca Popozuda e seu (digamos assim) novo posicionamento. Passando de
funkeira vulgar para ícone pop, além de ser a protagonista de um clipe numa produção
estipulada em 437 mil reais, Valesca vem ganhando fãs da elite, porém sem deixar de
agradar seus ‘popofãs’ que a acompanham desde o início da carreira.
Atualmente, a cantora encontra-se associada ao luxo e a
causas sociais como o feminismo e a luta contra o preconceito relacionado ao
grupo LGBT. A visão sobre Valesca não é mais a mesma. Isso é claramente
perceptível nos meios em que ela aparece, como programas de televisão de grande
audiência, eventos de moda, matérias em revistas influentes e na recente menção
como pensadora contemporânea numa prova da rede pública do Distrito Federal.
Mas o que a fez mudar assim?
O empresário de Valesca, Leandro Pardal, curiosamente pai do seu filho, achou que a funkeira deveria cantar sozinha, já que a imagem do grupo da
qual participava, o Gaiola das Popozudas, se baseava principalmente nela.
Valesca também declarou acreditar que o funk mudou e não somente ela. Assim,
podemos comparar sua transformação às
marcas que se adaptam às necessidades do mercado em constante mutação.
A música Beijinho no
Ombro foi a escolhida para estrear seu novo momento, explorando uma faceta até então desconhecida, elegante, bem
produzida e diva POP da artista. No videoclipe oficial, é até exibido um logotipo
exclusivo com o nome da cantora. Porém, Valesca ressalta que não quer
abandonar o funk popular e, por acreditar no potencial do gênero surgido nas
periferias, deseja continuar levando-o para diversos meios.
Recentemente, Valesca também deixou sua ‘marca’ sendo
madrinha da campanha da prefeitura do Rio de Janeiro "Rio Carnaval Sem
Preconceito — Beijinho no Ombro e Camisinha no Bolso", organizada pela
Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (Ceds). A iniciativa ganhou as
ruas na sexta-feira de Carnaval do dia
28/02/2014, buscando conscientizar as pessoas sobre a importância da
prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.
Beijinho no ombro foi apenas o primeiro sucesso da "Valesca
reformulada" que rendeu muitos comentários. E o que podemos aguardar para as
próximas ações? Menos baixaria ,mais glamour e coreografias marcantes são
promessas da rainha Valesca e que nós, pequenos súditos, esperaremos
ansiosamente.
1 comentários:
Atentem-se para não transparecer tanto o preconceito que vocês tem com o funk. Considerar o funk popular/folclórico como "baixaria" é uma visão elitista da cultura da periferia urbana. Por mais que eles não possuem letras que falam de sexo da mesma forma que um Caetano Veloso ou Chico Buarque, eles não cantam "baixarias", eles cantam da forma como melhor se identificam.
E só mais um questionamento, a Valesca nunca se preocupou com "vendagem de cds", suas músicas sempre foram disponibilizadas de forma gratuita na internet e é dessa forma que a cultura folclórica brasileira da contemporaneidade faz para se fazerem conhecidos.
Postar um comentário