Nesse clima de despedida dessa rede
social que todos já mexemos pakas, relembramos aqui alguns dos motivos pelo
qual o querido Orkut não deu muito certo.
O Orkut foi uma rede social muito
marcante principalmente entre os brasileiros. Só aqui tiveram mais de 30 milhões de usuários, mudou a forma de nos
relacionarmos e era uma plataforma ótima para se interagir. Porém, não no
quesito marca e consumidor.
Ele não era muito prático para as empresas, pois se mantinha
sem o auxílio de anunciantes, diferentemente do Facebook. Não era comum ver
páginas oficiais das marcas, pois já eram criadas e administradas pelos
próprios usuários.
Poucas delas conseguiram seu espaço no Orkut. Uma foi a
Nestlé no Case Nescau 2.0. Em 2007, a empresa resolveu trocar o Nescau tradicional por uma nova
fórmula que substituía a antiga. Uma consumidora e fã da marca decidiu criar
uma comunidade no Orkut para reivindicar a mudança. Ela conseguiu muitos
adeptos à sua campanha e os membros da comunidade discutiam bastante sobre o
assunto. A partir disso, a Nestlé resolveu atender a demanda do consumidor e
optar pelo produto na versão Tradicional e 2.0. Além disso, foram enviados
e-mails para cada membro da comunidade notificando a ação.
Entretanto, não eram muitas marcas que conseguiam essa visibilidade.
Algumas optavam pelo relacionamento com o cliente de forma não convencional,
através de fakes, por exemplo, que faziam divulgações e coisas do gênero.
Apenas no fim da rede social, em 2011, que perfis oficiais das marcas foram
criados.
Ao observarmos esses e outros pontos percebemos que o Orkut foi uma
plataforma importante, exemplo de aposta em um nicho de mercado com muito
potencial e pouca exploração, mas não foi muito visionária. Além disso, não
soube acompanhar a mudança comportamental do usuário.
No Facebook temos como principal diferencial a forte presença das marcas
e o contato direto com o consumidor. Além disso, a empresa procura acompanhar o
comportamento dos usuários e ter sob controle suas mudanças. Outro ponto é que
o CEO da rede social, Mark Zuckerberg, é conhecido por ser visionário e
investiu em outras plataformas que acabaram por concorrer com o Facebook.
Nos despedimos desse antigo amigo com muita nostalgia e observando os
erros dele como empreendimento. Isso nos faz pensar em como a Publicidade na
internet e principalmente nas redes sociais está em constante mutação.
É, não tem jeito, tem que ser criativo e flexível mesmo pra permanecer
no topo.
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