O licenciamento de produtos é uma estratégia de mercado que
está bombando o novo cenário do marketing esportivo brasileiro. O que há muito
tempo já se faz com os grandes clubes europeus chega cada vez com mais força no
Brasil.
Atualmente o licenciamento de produto é uma das fontes de maior
receita dentro de um clube de futebol. Para se ter uma idéia esse mercado gira
em torno de 5 bilhões por ano no país e é pequeno ainda comparado a outros
países amantes do esporte como o nosso.
Existem diversas formas diferentes de licenciamento, mas a
forma mais simples de entender é assim: “Um clube tem uma torcida. Essa torcida
quer usar uma camisa oficial para ir aos jogos. Assim, o clube licencia sua
marca para que um fabricante de materiais esportivos produza e distribua as
camisas. Em troca, o time recebe royalties sobre as vendas. E assim, temos um
simples exemplo de licenciamento de produtos”.
As vantagens dessa prática de mercado são infinitas. Algumas
delas são: Menores investimentos na criação de produtos, comunicação e
deslocamento. Transferência dos valores da marca em questão, diversificação do
portfólio, faturamento adicional e entrada em novos segmentos. Antes disso, o
licenciamento é extremamente eficaz também como instrumento de marketing para
divulgação da marca ao público.
Além da habilidade de saber o que é interessante ou não a ser
vinculada com a imagem da empresa, espera-se somente que ela tenha uma marca já
consolidada no mercado, como um grande time. Deixo em baixo alguns produtos licenciados de sucesso.
O Sport Club
Corinthians Paulista, por exemplo, lançou em Setembro de 2011 o “Collector's
Book Nação Corinthians”. Sendo este o maior livro já produzido no país, com
apenas 1500 exemplares de luxo e que custavam até 15 mil reais. O produto pesa
30 quilos e mesmo antes do lançamento já possuia grande parte da edição única
encomendada. A notícia do livro inusitado foi parar em vários jornais, revistas
e sites de temas variados.
O Sport Club
Internacional por sua vez encontrou de forma diferente o sucesso nos últimos
anos, vendo as receitas subirem 870% de 2006 a 2010. Grande parte desse
faturamento veio do investimento no ramo alimentício, que é um mercado de
grande volume de negócios e hoje representa mais de 6% do faturamento anual do
time. O clube gaúcho licenciou produtos como espumantes, pipocas e bolinhas de
polvilho.
Com a oportunidade do centenário, o Internacional fixou uma parceria com a tradicional Nestlé para lançar latas personalizadas do produto comemorativo “Nescafé”. Com o sucesso da parceria, o clube lançou no mesmo ano o chocolate personalizado “Sem Parar”. Somente nos primeiros 40 dias de comercialização foram vendidas mais de 60 toneladas do produto.
Um exemplo de sucesso
polêmico foi a camisa rosa lançada pelo Atlético Mineiro em 2010. Mesmo
dividindo a opinião da torcida o produto teve amplo faturamento, algo perto de
700 mil reais. A atitude inédita no futebol brasileiro recebeu destaque da
mídia nacional e vendeu em pouco mais de um ano 60 mil peças, um recorde mundial
para camisas de treino.
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