Um importante hábito que os futuros publicitários ou mesmo os que já são profissionais da área devem ter é o de analisar propagandas já existentes. É uma ajuda para encontrar aquela inspiração, ter aquele insight e saber como é e como deve ser uma boa propaganda. Mas e como saber o que não fazer?
Os autores Eduardo Dencker, Marcel Ares e Vitor Marx, formados em Publicidade e Propaganda pela ESPM e donos do site Desencannes, reuniram no livro "As impublicáveis pérolas da propaganda agora publicadas" algumas peças publicitárias que jamais poderiam ser vinculadas.
Da editora Panda Books e com apoio do Getty Images, o livro mostra algumas cômicas propagandas de marcas conhecidas, criadas sem o compromisso de serem publicadas, mas simplesmente pela ideia em si de algo chocante e que não poderia ser exibido. É como se no brainstorm de uma agência não fossem excluídas as ideias malucas que viessem à cabeça dos criativos, não havendo julgamento algum. Segundo os autores, as propagandas são exatamente para o leitor imaginar se elas fossem publicadas na vida real, quais impressões causariam, quão impactantes seriam, criando aquela sensação "Já pensou se sai uma campanha assim?".
As peças exibidas no livro não foram criadas por agências publicitárias, refletindo o pensamento das marcas ali presentes, mas são manifestações de publicitários, estudantes de comunicação e pessoas comuns que enviam as ideias "absurdas" aos autores, pelo site Desencannes. O livro é dividido em várias categorias, veja abaixo alguns exemplos:
1. Trocadilhos visuais
Criação: Marcelo Marques, André Fukumoto e Marcel Ares
2. Aplicação
Criação: Eduardo Dencker e Marcel Ares
3. Trocadilhos verbais
Criação: Guilherme Camargo e Alex Mendes César
4. Expressões
Criação: Thiago Nakaguishi e Filipe Matiazi
5. Personalidades
Criação: Adriano Neves da Silva
6. Contexto
Criação: Bruno Guimarães e Filipe Lazarini
7. Politicamente Incorretos
Criação: Marcel Ares, Eduardo Dencker e Victor Marx
Um bom livro tanto para pessoas ligadas à Publicidade, que têm interesse no assunto e desejam saber o que não se fazer, quanto às pessoas que não são da área, que podem perceber claramente que aquelas são grandes "pérolas". Se as propagandas alí não servem para nos inspirar, pelo menos boas risadas poderão nos proporcionar!
3 comentários:
Muito boa a matéria, serve como incentivo para quem está começando ver que antes de qualquer publicação rola muito rascunho. Parabéns!
Parabéns pelo post! Criatividade está estreitamente ligada a seu repertório e referências. E saber o que não se pode fazer é essencial.
Só há uma erro no primeiro parágrafo, está escrito "vinculadas" enquanto deveria ser "veiculadas"
Abraços
Nossa, é mesmo! Que mancada, obrigada pela dica!
Postar um comentário