Em um primeiro momento, embora a audiência tivesse se mantido estável, o novo modelo foi muito criticado pelos telespectadores via e-mail. Só em uma primeiro momento. Hoje a audiência aumentou e só chegam mensagens elogiosas.
Eis a questão: será que a toda poderosa Rede Globo daria um arriscado tiro no escuro inovando no tradicionalíssimo Globo Esporte? E seu sucesso? Foi mera coincidência? Já disse Fred Vieira (professor da comunicação aqui da UFMG): quando se entra no curso de comunicação social, a ingenuidade e inocência vão embora. Percebi a minha inocência se perdendo me fazendo essas perguntas sobre o sucesso do Globo Esporte paulista. Certamente toda essa mudança estrutural no programa foi planejada. A resistência inicial, mas a estabilidade da audiência, evidentemente foi previsto e estudado. Por fim, o objetivo proposto, o aumento da audiência, foi atingido.
Possivelmente os planners da Globo pensaram que, em um período de teste, poderia haver reprovações do público, acostumados com outra forma, mas a audiência não cairia tanto, visto que é um programa com grande credibilidade e tradição. Entretanto essa resistência seria quebrada com o tempo, em face ao sucesso de alguns programas esportivos que combinam informação e bom-humor.
Desconstruindo os processos de comunicação é fácil perceber que, nesta área, não se faz nada sem planejamento!
3 comentários:
Adorei o formato!
Muito melhor! Aqui em Minas o cenário está igual, mas o estilo de apresentação continua a mesma coisa tediosa...
Excelente iniciativa da Globo SP!
Sem dúvida muito melhor...Aproxima o público e outra esporte pede informalidade.
Joyce
www.rpnamoda.wordpress.com
www.rpnamoda.blogspot.com
Gabriel, parabéns pelo texto!
Muito bom esse novo formato...
o Globo esporte lá é sem dúvida muito bem planejado para ser melhor que o modelo tradicional.
Gostei muito de poder ver uns trechos por aqui. Vou assistir na tv também
Postar um comentário