Mera coincidência...

O jornal "O TEMPO" do dia 15/06 veiculou uma matéria sobre o sucesso do formato diferente do Globo Esporte de São Paulo, apresentado por Thiago Leifert. Durante essas duas semanas assisti o programa pela TV a cabo e pelo YouTube e também gostei muito. O programa esportivo rompeu com o formato telejornal e se tornou mais informal.
Os textos não são decorados e repetições de palavras não são problema. Assim, se o apresentador tiver que repetir Galo na mesma frase ótimo. Muito melhor que "encebar" um "alvinegro do gol da lagoa". Além do texto informal e improvisado, Leifert frequentemente conversa com seus convidados jogando vídeo game, quebrando todo o glamour e mal-humor que, infelizmente, tomou conta da cobertura esportiva.

Em um primeiro momento, embora a audiência tivesse se mantido estável, o novo modelo foi muito criticado pelos telespectadores via e-mail. Só em uma primeiro momento. Hoje a audiência aumentou e só chegam mensagens elogiosas.

Eis a questão: será que a toda poderosa Rede Globo daria um arriscado tiro no escuro inovando no tradicionalíssimo Globo Esporte? E seu sucesso? Foi mera coincidência? Já disse Fred Vieira (professor da comunicação aqui da UFMG): quando se entra no curso de comunicação social, a ingenuidade e inocência vão embora. Percebi a minha inocência se perdendo me fazendo essas perguntas sobre o sucesso do Globo Esporte paulista. Certamente toda essa mudança estrutural no programa foi planejada. A resistência inicial, mas a estabilidade da audiência, evidentemente foi previsto e estudado. Por fim, o objetivo proposto, o aumento da audiência, foi atingido.

Possivelmente os planners da Globo pensaram que, em um período de teste, poderia haver reprovações do público, acostumados com outra forma, mas a audiência não cairia tanto, visto que é um programa com grande credibilidade e tradição. Entretanto essa resistência seria quebrada com o tempo, em face ao sucesso de alguns programas esportivos que combinam informação e bom-humor.

Desconstruindo os processos de comunicação é fácil perceber que, nesta área, não se faz nada sem planejamento!

3 comentários:

André Heneine disse...

Adorei o formato!

Muito melhor! Aqui em Minas o cenário está igual, mas o estilo de apresentação continua a mesma coisa tediosa...

Excelente iniciativa da Globo SP!

Joyce disse...

Sem dúvida muito melhor...Aproxima o público e outra esporte pede informalidade.

Joyce
www.rpnamoda.wordpress.com
www.rpnamoda.blogspot.com

Gustavo Almeida disse...

Gabriel, parabéns pelo texto!
Muito bom esse novo formato...
o Globo esporte lá é sem dúvida muito bem planejado para ser melhor que o modelo tradicional.
Gostei muito de poder ver uns trechos por aqui. Vou assistir na tv também

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top