Não e novidade que as empresas utilizam cada vez mais as
redes sociais para interagir com seus consumidores. Essa interação fortalece as
relações de fidelidade e confiabilidade entre as marcas e seu público, o que a
torna uma ferramenta muito importante na estratégia publicitária de uma
empresa.
O que vem sendo notado é que algumas empresas agora buscam
materializar essa relação. Você pode estar se perguntando: mas como? De uma
maneira simples: enviando “presentes” aos seus clientes. Pelo menos foi o que
fez a Coca-Cola durante as últimas semanas.
Depois do fim da chamada “Copa das Copas”, a Coca resolveu
presentear alguns de seus consumidores com os copos oficiais que eram vendidos
nos estádios. Os felizardos foram aqueles que mais se mostraram envolvidos no
Twitter com a marca. O processo foi fácil: após clicar no link enviado por
mention, o consumidor precisava apenas preencher seus dados pessoais e enviar
uma mensagem para a Coca, elogiando, criticando ou dando sugestões. Surpresas
prometidas, e dias depois, visivelmente cumpridas. Dois copos dos jogos em
mãos.
A pergunta é: porque enviar copos de jogos da Copa para
consumidores? O objetivo é mostrar para seu público que a empresa procura ter
uma relação de amizade com seus clientes, que ela se preocupa em manter-se
próxima e sempre presente em suas vidas. Afinal, quem não gostaria de ter uma
Coca-Cola te mandando alguma coisa?
Nesse tipo de ação, a Coca inverteu os papéis. Ao comprar um
produto da empresa, estamos condicionados a enviar nosso dinheiro para a
corporação, e isso se torna tão comum que nem paramos para pensar no assunto.
Mas é com grande surpresa que recebemos um presente, pois é algo que não costuma
acontecer. E é aí que funciona a estratégia da marca: você pode achar que não,
mas ela sempre se lembra de você.
A estratégia publicitária dos copos é relativamente simples,
pois os mesmos não foram produzidos a mais para serem enviados, eles sobraram
dos jogos. Os custos, então, são relativamente baixos, mas o resultado
incrivelmente grande. O que está em jogo aqui é a fidelidade do cliente
Coca-Cola com a marca e a empresa sabe do retorno que uma boa relação traz. E
como não amar uma empresa que te envia presentes? Essa é a Coca-Cola se
superando mais uma vez.
Recebi os meus!!
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