No dicionário diz: "Retorno a estilos do passado, sugerindo a tentativa de recuperar glórias de outras épocas ou de outros povos." Mas o que isso quer dizer pra comunicação? Pra publicidade?
Como já dito aqui no blog, são várias as formas de
tendências (confira aqui), e o Retrô, dentro dessas classificações, se encaixa
como uma “mania”, ou seja, já é uma tendência que dura há alguns anos e, assim,
já é consolidada o suficiente para abranger a publicidade e o design de forma
mais “duradoura”.
Gráfico que indica a quantidade de busca da palavra "retrô" no Google. Mostrando que começou a crescer mais ou menos em 2006 e desde então não parou, tendo alguns picos mas no geral não caiu. |
Essa tendência está bem ligada a uma outra, a de
“nostalgia”, pois é esse sentimento nostálgico que faz as pessoas terem mais
interesse em coisas antigas, coisas vintages. Assim, ele funciona para
designar o "old fashioned" ou velho, sendo algo "eterno" ou "clássico". É uma
tendência muito ligada à moda, por se tratar da valorização de uma peça que
tenha outro estilo visual, e muitas vezes de fabricação, que é antiga.
Mas esse apelo ao retrô em termos de produtos aparece muito
por seu design e atualmente vemos sua força de inspiração para produtos
mais duráveis, como, por exemplo, eletrodomésticos e carros. Para isso acontecer, a
tendência tem que estar muito bem consolidada e já ter passado por vários
outros produtos e campanhas para constatar a sua adesão pelo
público-consumidor.
Refrigerante Itubaína |
Carro da Volkswagen: New Beetle (conhecido como "o novo fusca") |
Frigobar da Brastemp, lançado em 2007 |
O retrô remete a uma época que abrange os anos 50, 60 e 70, e
está bem ligado ao seu estilo: é uma forma de ver o mundo de uma outra perspectiva. Sendo assim, tal estilo pode estar ligado não apenas a esses
bens de consumo já apresentados, mas também às roupas, ao penteado, à decoração
da casa, ao gosto musical, ao gosto cinematográfico, aos ídolos e inspirações e
assim por diante.
Desfile de Alexandre Herchcovitch na São Paulo Fashion Week de 2013 para colação de inverno de 2014. |
Falando um pouco sobre o estilo retrô em si: ele aposta em
coisas coloridas e combinações bem vivas com cores sólidas e fortes, como o laranja, o amarelo e o verde combinados ao preto, branco e vermelho. Além disso, os móveis seguem uma
linha com formas largas e longas, beiradas suaves e arredondadas, além
de material cromado com superfícies lisas e brilhantes, características tais
que podemos notar nos produtos como carros e eletrodomésticos que aderem o
retrô hoje em dia. Já nas decorações é comum vermos muitos padrões
floridos, tie-dye e psicodélicos abstratos, além de texturas trabalhadas em
felpo, vinil, rendas e veludo (o que vale muito para as roupas), que são
outros aspectos marcantes desse estilo.
Não podemos deixar de falar também das figuras icônicas que marcam
o retrô: famosos do cinema e da música, estampados nos produtos como exaltação
do estilo de vida que se vivia, algo bem característico daquela época que o
retrô resgata.
"Rosie, the Riveter" personagem criada na década de 40 para incentivar o trabalho feminino. Se tornou símbolo do movimento feminista. |
Atriz Marilyn Monroe |
Atriz Uma Thurman fazendo a personagem Mia Wallace no filme Pulp Fiction (1994) de Quentin Tarantino |
Apesar de ser antigo, hoje em dia a consolidação dessa
tendência mostra: é sim moderno ser retrô. Ao mesmo que tempo que ele contraria o "newism", ele adere: misturando o antigo ao novo, fazendo produtos altamente tecnológicos e modernos mas ao mesmo tempo com um design que remete ao antigo. E você, arrisca o que nessa tendência?
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