Tão repentino quanto morrer no Flappy Bird


Em um dia todos viviam normalmente sua vida, no outro ninguém conseguia mais parar de bater o dedo na tela do celular, ipod, tablete, ipad. Ninguém para de xingar um passarinho/peixe e dizer o quanto de Mário tem em um jogo. 
E como xingamos!!

A história desse jogo começou em abril de 2013, e até então era chamado “Flap Flap”, mas foi enviado a App Store, da Apple, onde teve que trocar de nome por já ter outro game chamado assim, e aí que surgiu: Flappy Bird. Em dezembro o jogo começou sua ascensão, que, perto do sucesso atual, era ainda muito muito tímida.

Em janeiro de 2014 houve o atestado de sucesso: o jogo era o número um no ranking de mais baixado na apple. Com o sucesso repentino, surgiram alguns comentários de que ele teria usado alguns meios para conseguir isso, o que foi negado pelo programador do jogo. Ainda em janeiro, o jogo chegou a Google Play indo já para a pra primeira posição nos rankings. Nesse momento, o que se diz é que o jogo ganhava R$50.000,00 ao dia em anúncios. 
Clique na imagem para expandir

Toda essa história do jogo pôde ser acompanhada pelo twitter do criador de Flappy Brid, Dong Nguyen, um vietinamita de 29 anos, que contava tudo no microblog. E foi contada também a Forbes magazine junto com o porquê de sua decisão de tirar o jogo de circulação

No auge do sucesso do jogo, em todos os lugares havia alguém apertando a tela do aparelho móvel e se irritando dali alguns segundos. Flappy Bird é um jogo meio sem objetivo, não há fases, não há bônus, nem vidas extras (!!!!!!!!!) Um jogo que foi criado para ser rápido, e de fato era, para a raiva de todos que jogaram. Isso foi o que chateou Nguyen, que disse à Forbes que queria que o jogo fosse como um momento relaxante para quem jogasse. Além disso, o que não faltou foram pessoas frustradas, entrevistas, tweets e outras coisas que “custaram” seu sucesso e acabaram o deixando estressado. Flappy Bird irritou seu criador, e não foi por ele ter morrido antes de bater seu recorde. 


No dia 10 de fevereiro, sob especulações de que tudo não passava de um golpe publicitário, o jogo não estava mais na App Store ou na Google Play. Há boatos também de que o jogo teria sido processado pela Nintendo, por motivos de direitos autorais e que por isso foi retirado das lojas de aplicativos. De qualquer forma, foi ele sair para cópias se multiplicarem por ai, o jogo deixou um legado que está marcado por toda a internet.  Há menes e cópias intermináveis espalhadas por ai:
SquishyBird: jogo de vingança do Flappy Bird

Aos aparelhos que tem o jogo baixado, felicidade (ou não): podem continuar jogando o vicioso Flappy Bird e devido a isso e a busca pelo jogo, no e-bay, há celulares à venda por uma quantia absurda, só por ter o jogo instalado. 
Clique na imagem para ampliar

Flappy Bird significou muito para o mercado de games e também para nós, um exemplo de como algo simples e independente pode se tornar viral. Enquanto alguns aguardam esperançosamente que o jogo volte, outros continuam apertando a tela do celular para bater mais um recorde, ou só querer chutar qualquer coisa daqui a pouco.

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top