As eleições já estão chegando novamente e nós logo ficamos ansiosos para saber quais, possivelmente, serão os nosso representantes no poder, questionar, debater e discutir sobre eles (ou não). Mas, quando o período de campanha chega o que, com certeza, dá o que falar são os slogans que os candidatos usam para se promoverem, principalmente quando eles são ridículos, e isto não falta. Aja criticas e piadinhas!
No
entanto, existem também os que se diferenciam por outras questões.... Muitos
dizem que um bom slogan é aquele que gruda em nossa cabeça. Ok! Mas, o que poucos sabem é que por traz de um bom slogan existe,
na verdade, um bom planejamento. A frase é uma peça chave no caldeirão do Marketing politico e deve ser
condizente com as estratégias de toda a campanha. De acordo com Adolpho Queiroz e Carlos Manhanelli:
"Os
slogans usados nas campanhas eleitorais, devem se tornar o grito de guerra dos
militantes partidários e, com certeza, não saem da cabeça de nenhum iluminado.
Os bons Slogans derivam das informações prestadas pelas pesquisas que detectam
as qualidades já enxergadas no candidato e as valorizam, ou apregoam um
conceito que se deseje reforçar sobre o candidato ou sobre sua plataforma
proposta, ou um desejo, necessidade, anseio ou precisão da população naquele
momento."
Certamente,
o publicitário de criação, o redator, é quem receberá a missão de torná-lo
concreto (isto quando uma agência for contratada, claro). Mas, é necessário, antes disso, entender o perfil do candidato em questão, o seu publico, a cabeça deste público, entre outras
coisas. Ou seja, muito estudo deve ser emplacado
no processo para que, de fato a comunicação, seja feita. E esta, será a
função dos planners ou simplesmente planejadores. Desenvolver questões que
revelem táticas pra a criação fazer um bom trabalho,
dentre elas posso destacar: slogans eleitorais devem ser de fácil lembrança,
com palavras simples, passar para a população um
sentimento, um adjetivo, um objetivo implícito, deve funcionar como um jargão popular... para que o slogan, enfim, cumpra sua função. A de ser uma sintese do projeto, fazendo
prevalecer a mensagem que o candidato deve passar.
Um exemplo (isento de partidarismos, por favor): As
pesquisas em 1989 mostravam que a classe média tinha medo de votar em Lula para
Presidente. Assim nasceu o slogan que combatia esse conceito (“Sem medo de ser
feliz”), e que mais tarde, em 2002, quando Lula venceu sua primeira eleição,
resultou em outro que também transmitiu tal conceito e ainda cutucou a oposição
(“a esperança venceu o medo”).
Veja, então, alguns slogans marcantes, outros comuns,
mais simples e alguns que fazem a nossa alegria durante o horário eleitoral
obrigatório.
Presidenciáveis:
Para o Brasil seguir mudando - Dilma 2010
Juntos pelo Brasil que queremos - Marina Silva 2010
O Brasil pode mais.
É a hora da virada - José Serra 2010
Salário, trabalho
e terra - Rui Costa Pimenta 2010
Contra burguês,
vote 16. Operário e socialista desta vez! - Zé Maria 2010
Lula de
novo, com a força do povo – Lula 2006
Deixa o
Homem Trabalhar – Lula 2006
Queremos
um País Decente – Geraldo Alckmin 2006
Agora é
Lula – Lula 2º Turno 2002
Gente em
primeiro lugar - Fernando Henrique Cardoso 1994 e 1998
O Brasil
não Pode Voltar Atrás. Avança, Brasil - Fernando Henrique 1998
Collor é
progresso – Collor 1989
Um novo
tempo vai começar – Collor 1989
Caçador
de marajás – Collor 1989
Sem medo
de ser feliz – Lula 1989
Lula lá
– Lula 1989
Eu quero
votar pra presidente – Movimento pelas Diretas 1984
50 anos
em 5 – JK 1955
Varre, varre
vassourinha – Jânio Quadros 1960
Meu nome
é Enéas – sempre
Variados:
“Vote na
filha do Rei, Jesus” – Slogan da filha do Pelé, Santos
“Nem
faço e Nem vou fazer nada” - Candidato chamado Nem, Belo Horizonte
“Não
vote em branco, vote no Preto – Preto, Belo Horizonte
"Chega
de malas, vote em Bouças." - Guilherme Bouças, não sei de onde
"Linguiça Neles!" - Candidato chamado Linguiça, cidade de Cotia
(SP)
"Tudo Pela Dinha." – Dinha,
Descalvado (AL)
"Aquele que dá o que promete." - Lady Zu, um travesti de Piraí do Sul (não tenho a menor ideia de onde fica Piraí do Sul)
"Vote com prazer!" - Debora
Soft, stripper e estrela de show de sexo explícito (CE)
"Com a minha fé e as fezes de vocês, vou
ganhar a eleição." – Não tenho o nome, Aracati (CE)
"Vote em Defunto, porque político bom é
político morto!" – Candidato chamado Defunto, Mogi das Cruzes (SP) ·.
2 comentários:
realmente esse universo dos slogans é muito interessante no marketing político!
mesmo com suas bizarrices
O slogan dos políticos é muito mais complexo do que a gente imagina, hein? Muito bacana!
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