A internet é, de fato, o meio ideal para
divulgar um conteúdo. Mais especificamente, as redes sociais tem o poder
decisivo de transformar um vídeo comum em uma viral. Falando em vídeos online, de
acordo com a “comScore”, o Brasil conta com 83% da população online assistindo
a esse tipo de mídia.
Como podemos perceber nos últimos posts do
Cria Plano, os vídeos virais estão crescendo cada vez mais na internet. O Itaú tem
feito vários vídeos online (http://www.youtube.com/user/bancoitau?feature=results_main),
o Google também (http://www.youtube.com/user/googlebrasil?v=v0TCYQLSqRs),
porém não podemos nos esquecer do vídeo mais viral de
todos os tempos: “O Kony 2012”. Sem entrar na polêmica da veracidade da
campanha, o vídeo obteve mais de 100 milhões de views em 6 dias. Para um vídeo se
tornar viral, não baste apenas ser lançado na internet na esperança de que ele
se torne uma febre entre os usuários. O vídeo precisa ter conteúdo, precisa ter
o que as pessoas querem ver. E o vídeo do “Kony 2012” seguiu a risca o “manual”.
Para começar, o tema abordado no vídeo é
incomum e intrigante. Não é sempre que vemos uma campanha com o objetivo de
tornar um terrorista conhecido para acabar com suas ações ditatoriais. Além
disso, a campanha contou com a colaboração de milhões de internautas
compartilhando o vídeo nas redes sociais. O facebook foi o meio principal meio
de divulgação da campanha. Para finalizar, o “Kony 2012” obteve a participação
de famosos como Justin Bieber,
Rihanna e Lady Gaga, o que aumenta a repercussão e a credibilidade da
campanha.
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