Estava fazendo uma visitinha ao site comunicadores Comunicadores e vi uma interessante campanha produzida pela Agência DDB Sydney para a Pedestrian Council of Australia. A campanha tenta conscientizar as pessoas sobre a atenção necessária no trânsito, pois o índice de acidentes causados por distrações é alto. A campanha é composta por três peças gráficas que de forma muito simples e chocante transmite bem esse recado.
Porém, tive a impressão que já visto algo parecido antes. Procurei e com um pouquinho de trabalho encontrei um site que possui as fotos e as referências da campanha que me veio à cabeça. A campanha em questão foi produzida em 2008 pela mesma agência, DDB Sydney, a pedido da NSW Police Force (Polícia Australiana).
As peças retratam o mesmo problema e mostram jovens acidentados, estendidos no asfalto, com o fio do fone contornando o corpo, semelhante às marcações feitas quando há acidentes. Essa campanha foi premiada com o Leão de Bronze na categoria Outdoor.
Pelo visto a quantidade de acidentes envolvendo jovens distraídos continua alta e as campanhas cada vez mais chocantes. Embora, na minha opinião,a campanha de 2008 dispense palavras para compreender o problema.
Quais foram as suas impressões sobre as campanhas?
http://comunicadores.info/2012/05/11/pedestrian-council-of-australia-e-os-fones-de-sangue/ (Campanha DDB 2012)
http://www.coloribus.com/adsarchive/outdoor/road-safety-campaign-headphones-body-11074005/(Arquivo fotos Campanha DDB 2008)
http://colunistas.ig.com.br/cip/2008/06/27/pedestres-distraidos-sao-alvo-de-campanha-de-transito/ (Artigo Campanha DDB 2008)
1 comentários:
Gardênia eu acho esse tipo de campanha muito bacana, é super diferente e a gente nem vê mto no Brasil! Ta aí uma ótima oportunidade de crescimento :)
Postar um comentário