Até a década de 60, mais ou menos, as propagandas eram pensadas basicamente buscando-se criatividade. Isso é ótimo! A criatividade é sempre muito bem-vinda no mundo na cominicação, não é mesmo? Mas... havia um problema. As idéias não eram pensadas levando-se em conta o público para o qual aquela propaganda era dirigida.
Percebendo-se que essa forma de pensar e fazer propaganda já não era mais eficaz, as agências de comunicação passaram a encomendar todo tipo de pesquisa para conhecer melhor os consumidores. Mas o que fazer com esses dados? Como transformá-los em soluções para o negócio do cliente? Para responder essas perguntas surgiu a figura do planejador.
Dessa forma, podemos pensar nesse profissional como a pessoa que estabelece uma ponte entre pesquisa e criatividade. Ele possui a capacidade de relacionar dados e informações diversas, observar comportamentos e tendências e a partir disso criar idéias criativas poderosas.
Na vida de um planner a criatividade é apenas o resultado de muito, mas muito trabalho mesmo. Depois de conhecer o negócio do cliente a fundo, seus objetivos, o público para o qual deseja comunicar, os contextos social, histórico, cultural e econômico tudo se torna muito claro. As idéias surgem naturalmente e as chances da propaganda emplacar são multiplicadas exponencialmente.
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1 comentários:
Muito interessante o texto, e isso que o RP e capaz de fazer PLANEJAR de forma estrategica e é claro criativa
Lilian Mesquita
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