Muitas vezes nos deparamos
com a afirmação: Precisamos de um plano! Em filmes, livros, e até no nosso dia-a-dia.
No Planejamento, como vocês podem perceber pelo nome, não é diferente. Pensar
em um plano? Temos certeza de que não é nada fácil. Saber como e se ele pode ser
executado? Mais difícil ainda. O plano foi só uma maneira de exemplificar como
funciona nosso trabalho. Trabalhamos em busca de uma estratégia, que não é necessariamente
“sequestrar os nossos pais e salvar nossa família”, como
no filme “Family Weekend”, mas pode ser tão difícil ou
mais trabalhoso quanto. Nossa estratégia é normalmente para um produto ou marca
que tem um objetivo definido por meio de uma pesquisa. Esse objetivo pode ser
tentar conquistar o mundo? De certa forma sim, nem que seja o mundo dos pães de
queijo, por exemplo. Nós temos muito mais em comum com “Pink e Cérebro” do que
vocês imaginam. Fazemos tudo na escuridão, e temos um trabalho bem difícil de
explicar e de compreender.
Nosso trabalho se resume em muita pesquisa, mas quando se fala nisso, logo o
pessoal já faz cara feia. Porque na maioria das vezes a pesquisa é associada a algo
chato e cansativo. Precisa ser assim? As agências provam que não. Muitas
ferramentas estão sendo usadas para facilitar e melhorar o trabalho do
Planejamento, torná-lo mais interativo e visual. Textos grandes e complexos
estão ficando cada vez mais obsoletos. E mostrar essa nova maneira de planejar é
o motivo principal desse texto.
Será que vocês já perceberam que
nós gostamos muito de fazer perguntas? Talvez não. Mas pode ser um bom começo e o Golden Circle está ai para provar isso!
Criado por Simon Sinek, esse modelo busca mostrar a importância do “Start with
Why”, começar pelo por que. Ele afirma que muitas vezes nós julgamos saber o
porquê fazemos o que fazemos, o porquê vendemos determinado produto, o que não acontece. Todos sabem o que fazem, alguns sabem como fazem e poucos sabem o
porquê fazem. Por isso, é necessário fazer o caminho inverso para achar o
caminho do sucesso. “As pessoas não compram o que você faz, mas porque você
faz.” E a partir do momento que você sabe por que você faz aquilo, você entende
o seu diferencial e passa a apostar muito mais no seu empreendimento O
objetivo não é fazer negócio com quem precisa do que você faz, mas fazer
negócio com quem acredita no que você acredita. Ainda está confuso? Tem alguém
que te explica melhor:
Mais um bom exemplo desse novo
jeito de planejar, é o novo queridinho dos Planners e profissionais que
trabalham com marketing em geral: O BMC (Business Model Canvas). Falam nela
como a “ferramenta mais poderosa do empreendedor”. Mas vamos ao que interessa,
o que é isso? É uma tabela que divide as nove partes do negócio que devem ser
analisadas com o objetivo de atrair clientes e vender mais. O canvas tem as
vantagens de abordar os pontos importantes do empreendimento, ver pontos fortes
e fracos, entre outras coisas, tornando tudo muito mais fácil de visualizar. Além
disso, através dele é possível conseguir grandes avanços nos negócios já existentes
e empreender ainda mais. Eu poderia fazer um texto inteiro só pra explicar como
ele funciona, mas como tem gente que pensa em tudo, fiquem com um videozinho
que é bem curto, mas sensacional:
Escolhemos falar de apenas dois
exemplos dessa nova forma de planejar, já que esse texto estava ficando
bastante extenso. Porém existem muitas ferramentas novas, muitas que ainda nem
conhecemos, mas com isso percebemos a importância dessa constante pesquisa, sempre buscar melhorar o nosso trabalho e depois melhorar o negócio do cliente. Essas inovações, além de facilitar nosso trabalho, torna-o cada dia
mais prazeroso.
0 comentários:
Postar um comentário