Começou hoje mais uma edição do evento
realizado pela Cria UFMG que, na verdade, é pra todo mundo: o TipCOM! Como em
todos os semestres, temos convidados especiais que compartilham de suas
experiências de vida e nos explicam como a comunicação está mais presente em
nossos dias do que imaginamos. A diferença é que, nessa gestão, trouxemos
pessoas trouxemos pessoas que trabalham com diferentes áreas mas que usam muito
a comunicação, como a nossa primeira convidada da edição, Cris Guerra. A
blogueira de moda marcou presença e nos colocou frente a uma questão
importante: a publicidade presente atualmente nos blogs, principalmente nos de moda.
Cris Guerra
A multifacetada Cris trata a moda
não como algo que deve ser ditado, mas como algo que pode e deve ser
reinventado a cada dia, que te deixa confortável ao se vestir, que você gosta
de ver em si mesmo. Para ela que é apaixonada por esse mundo, tal instrumento
de expressão não deve ser usado como publicidade a todo custo. Mas, o que vemos
na internet vai contra o que a blogueira pensa: as meninas e mulheres que
possuem famosos blogs de moda se rendem a propaganda em suas páginas. Claro que
há muito dinheiro envolvido nesse tipo de post, chamado de publipost, e as
empresas que compram esses espaços, que chegam a ser diários, têm um retorno
incrível. Houve casos de polêmicas envolvendo esse tipo de publicidade, pois as
mesmas pessoas que escrevem falando bem de tal produto e o recomendando para
seus leitores no presente, fizeram críticas a esse mesmo produto tempos antes.
Cresceu na internet um sentimento de enganação quanto ao que é postado pelas
blogueiras. Porém, ainda é muito eficaz esse meio de propagação de marcas,
mesmo não sendo muitas vezes condizente com o real pensamento daqueles que as
usam.
Citando esse tipo de divulgação de
roupas e campanhas, Cris disse que esse tipo de comportamento prende as garotas
que entram agora no mundo dos negócios pela internet, e tiram o foco muito
trabalhado e prezado por ela: a moda como expressão. Percebe-se aqui uma
questão importante: até onde a publicidade feita pelas escritoras de blogs de
moda é saudável e até onde ela prende as pessoas em obrigações de mercado? Ao ganhar
para fazer a propaganda de uma marca, as meninas acabam presas em certos
modelos de postagens em seus blogs, em que a roupa deve ser usada e mostrada de
certa maneira para que haja efeito sobre o público que as acompanham.
Imagem apresentada após alguns publiposts
Com lucros que aumentam
rapidamente, as empresas sabem que as blogueiras ainda são a maneira mais fácil
de atingir o público que ela procura, por ser um canal direto de influência.
Mas, pelo menos ainda sabemos que existem pessoas que pensam como Cris Guerra,
que veem a moda como algo que deve ser usado para se sentir bem e não, muitas
vezes, aprisionado.
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