A Nissan aposta novamente nos pôneis malditos para lançar a linha 2013
da picape Frontier. É mais uma parceria com a polêmica Lew'Lara\TBWA.
Quem pensou no ano passado que a propaganda era inicialmente despretensiosa,
boba e ainda sem a intenção de viralizar viu que estava completamente enganado.
Rapidamente se tornou o comercial brasileiro do ano mais acessado na internet.
A campanha foi fruto de um insight brilhante? Não. Como disse Márcio
Oliveira, vice-presidente de Operações da agência responsável, o foco na
diferenciação do produto foi a condição primária a ser levada em conta no
planejamento publicitário.
As apostas da Nissan há um tempo em comerciais
polêmicos renderam vários processos e reclamações, a maioria delas por conta
das provocações a concorrência. Porém a fase dos pôneis bateu todos os
recordes. Foram 30 reclamações, a maioria delas alegavam associação do termo
maldito aos pôneis, originalmente ícones do universo infantil.
Mas
o importante é que a campanha realmente deu certo. As reclamações foram
arquivadas, as vendas do carro subiram 81% e da empresa em geral 110% nos
mesmos períodos de 2011 e 2010. Deu uma aula aos publicitários de integração
online/ offline, mídias sociais e humor.
A
Nissan aumentou sua participação de mercado para 1,8% em agosto de 2011. As
metas para a empresa são adquirir 3% de participação em 2012. Resta saber se
vai dar certo, de novo.
Deixo
aqui a nova campanha, a qual vários pôneis
estão cantarolando uma música inspirada na "Cavalgada das Valquírias", do compositor
Richard Wagner. E que como a do ano passado não acaba após os 30 segundos.
1 comentários:
Eles voltaram !! Quem diria que os pôneis tao irritantes fizeram a empresa faturar tanto ! Curti :)
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