Segundo pesquisa de junho da UIT (União Internacional de Telecomunicações), quase 90% da população mundial possui celular. Pensando nessa grande oportunidade, cada vez mais publicitários elaboram ações de Mobile Marketing, o marketing através de mídias móveis.
O celular é um excelente meio de conexão entre marca e consumidor, mas é importante planejar para se movimentar neste mercado. Já que ninguém possui uma fórmula de sucesso, grande parte das campanhas são experimentais, na famosa estratégia de tentativa e erro. E uma das vantagens da publicidade em celular é justamente a alta capacidade de mensuração de resultados. É possível acompanhar em tempo real os números nas campanhas de SMS, download de aplicativos e games, bluetooth, etc. Dessa forma, sabe-se imediatamente se a ação está atingindo ou não as expectativas.
Aqui estão alguns cases interessantes de diferentes usos de Mobile Marketing:
- Aplicativo para iPhone
A marca Nivea Sun de protetores solares lançou no começo do ano um aplicativo que dava a indicação do protetor mais adequado e dicas de saúde através do tipo de pele, sexo, idade e localização do usuário. Além disso, lembrava-o de repassar o produto de duas em duas horas.
- SMS
A linha de absorventes Carefree , da Johnson&Johnson, distribuiu vending machines interativas em banheiros femininos de três bares de São Paulo. A máquina só era ativada por SMS, o que liberava amostras grátis do produto.
- Bluetooth Marketing
Recentemente, a sinalização das Lojas Renner de um shopping em São Paulo convidava o consumidor a ligar o bluetooth de seu aparelho. Com o bluetooth ativado, novidades e promoções de Dia dos Pais eram enviados para os celulares.
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