Dever de rua



Certa vez um professor me disse: “Quer estudar Comunicação? Vai passear nas ruas do centro da cidade.” Na hora pensei que era alguma metáfora, mas estava enganada. Cada vez mais os profissionais saem dos escritórios para entender a vida da sociedade. O Marketing tem até uma categoria pra essa prática, o chamado EtnoMarketing . Este método é baseado na inserção na vida do consumidor, com a análise de seus comportamentos, hábitos de consumo, rotina, etc.

Observando e interagindo, o pesquisador descobre necessidades e problemas que nem o próprio consumidor poderia identificar. Na convivência com moradores de comunidades pobres do RJ, um pesquisador de certa empresa descobriu o hábito no local de presentear os parentes e amigos com alimentos. Alguns meses depois, a empresa lançou uma lata de leite condensado em que a embalagem tinha um laço de fita como o de um presente. Sucesso total.

Pensando mais na área de planejamento e criação publicitária, precisamos perceber que nós estudamos, antes de tudo, o ser humano, seus comportamentos e cultura. Antes de um briefing, um diagnóstico ou aquela tipografia, temos que saber entender as pessoas. Um repertório amplo é essencial, desde ouvir rádio sertaneja, ir na boate mais cara da cidade ou comprar frutas na feira. Está sem inspiração? Vai passear nas ruas do centro da cidade.

2 comentários:

Pedro Reis disse...

Repertório! Em todos os sentidos possíveis da palavra..
Boa, Kelly!

Bárbara Monteiro disse...

Boa! Se tem uma coisa que a gente nao pode ser é bitolado.

 
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