Por diversas vezes aqui neste blog já brincamos de desconstruir campanhas e ideias. Aqui também já falamos da tendência do "adtretainment", ou seja, o mix de entretenimento e propaganda.

Não é, contudo, só nos meios convencionais que isso acontece. Aliás, os maiores "adtretainments" são visto no Marketing de Guerrilha. E quem disse que guerrilha não há planejamento?

Tomemos como exemplo a guerrilha da volkswagen na Suécia.Uma escada em uma estação de metrô,ao lado de uma escada rolante, foi transformada em um piano, que tocava na medida em que as pessoas subiam. Resultado da pesquisa da VW: o número de pessoas que subiram as escadas comuns superou, e muito, ao número de pessoas que foi pela escada rolante. Aqui me pergunto, será que essa constatação foi realmente pós campanha? Ou será que, no planejamento da guerrilha, a agência constatou que as pessoas gostariam de se divertir em ações cotidianas?

Acho que a segunda opção é mais provável. A guerrilha, que envolveu outras ações no mesmo sentido - de divertir as pessoas durante ações rotineiras - deve ter envolvido muita pesquisa. Até porque era essencial, por exemplo, que o conceito da guerrilha estivesse ligado ao conceito que a montadora queria dar à marca. Sem entender sueco, ou ver as propagandas convencionais imagino que seja: se divirta dirigindo. Agora, se divirta vendo duas das ações dessa guerrilha sensacional





2 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Que genial. É isso mesmo que as pessoas querem: experimentar. Se relacionar até com as formas de divulgação. Uma ideia nem tão simples, mas de muito fácil aplicação e que gerou até mudança de comportamento nas pessoas. E em algum momento aparecia a marca VW?

MATEUS

Ocappuccino.com disse...

Só vi depois a ação da lixeira. Genial tambem.

MATEUS

 
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