De acordo com a Legislação:
Art 4º Consideram-se atividades específicas de Relações Públicas as que dizem respeito:
a) à orientação de dirigentes de instituições públicas ou privadas na formulação de políticas de Relações Públicas;
b) à promoção de maior integração da instituição na comunidade;
c) à informação e a orientação da opinião sobre objetivos elevados de uma instituição;
d) ao assessoramento na solução de problemas institucionais que influam na posição da entidade perante a opinião pública;
e) ao planejamento e execução de campanhas de opinião pública;
f) à consultoria externa de Relações Públicas junto a dirigentes de instituições;
g) ao ensino de disciplinas específicas ou de técnicas de Relações Públicas, oficialmente estabelecido.
As Relações Públicas ofertam uma variedade de funções a serem exercidas para as diversas organizações (sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor), sempre com vistas à manutenção do equilíbrio entre estas e os públicos com os quais interagem. Assim sendo, o profissional de RP pode:
· Construir, manter ou reformar a reputação positiva de uma instituição, seja ela um produto, uma marca, uma empresa, uma entidade, uma organização civil ou governamental, uma pessoa física;
· Pensar e gerenciar as relações da organização com todos os seus públicos e o impacto na reputação;
· Gerenciar crises;
· Planejar e organizar eventos dentro do conceito Institucional e Organizacional visando objetivos estratégicos de relacionamento público;
· Promover pesquisas de opinião pública;
· Planejar e produzir publicações institucionais;
· Desenvolver atividades de relacionamento com a mídia (muito mais amplas que o termo popularmente conhecido - assessoria de imprensa);
· Desenvolver atividades de relacionamento com a comunidade a partir de políticas de responsabilidade social;
· Reconciliar o interesse público ou ajustar com este, dos aspectos de uma conduta individual ou institucional que tem significado social;
· Desenvolver através da Comunicação o entendimento do Público Interno às orientações diretivas conforme Planejamento Estratégico estabelecido em função de objetivos organizacionais;
· Identificar e/ou construir canais e códigos de linguagens que possibilitem a aceitação dos públicos em função dos Objetivos Organizacionais de forma ética e democrática;
· Monitorar as variáveis de comportamento dos públicos de interesse da organização;
· Instrumentalizar através de informações estratégicas a cúpula diretiva para permitir decisões claras e lógicas face ao contexto político/social/econômico/tecnológico em que está inserido a Empresa/Organização.
Os profissionais de RP costumam ser pessoas dinâmicas, podendo atuar em uma diversidade de atividades. Uma dessas atividades, bastante comum nos dias de hoje, é a de assessoria de imprensa. Nela, o RP pode cuidar da divulgação da programação da empresa, atender à imprensa, abastecer os murais da organização, etc.
A seguir um trecho da reportagem “Relações públicas cuida do plano de comunicação das empresas - Profissional elabora plano estratégico para fortalecer a identidade da empresa”, publicada na Folha de São Paulo em 29 de julho de 2008.
(...) A gestão de crise, como é chamada essa situação no jargão da profissão, é uma das muitas atribuições do relações públicas ou, simplesmente, RP no departamento de marketing ou no de recursos humanos.
"Mas existe uma diferença básica entre o profissional de marketing e o de RP: o primeiro trabalha mais a questão da gestão do negócio e do produto e o segundo se volta para a identidade corporativa e o posicionamento da empresa", explica Margarida Maria Krohling Kunsch, coordenadora do curso de relações públicas da ECA-USP. "É algo mais abstrato, mas não há espaço para improvisação na área. As ações são sempre embasadas em pesquisas." (...)
Mercado
Há oportunidades de trabalho na esfera governamental, na iniciativa privada e em organizações do terceiro setor. "Um outro campo que se abre é a parte de responsabilidade social e sustentabilidade das empresas. Os impactos social e ambiental passaram a ter mais importância", afirma Dalva Aleixo, professora da Unesp em Bauru (
Para a diretora de comunicação da Basf, Gislaine Rossetti, 40, há 11 anos na empresa, “RP é a profissão do futuro”.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%B5es_P%C3%BAblicas
http://www.microfone.jor.br/legisla4.htm
Folha de São Paulo, 29 de julho de 2008.
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