o que é astroturfing? - by Luce Mendes

Olá planejadores,

Vocês sabem o que é astroturfing?

Eu também não sabia! Achei um artigo bem bacana sobre esse termo que até então não fazia parte do meu vocabulário.

Espero que gostem!


VOCÊ SABIA QUE A OI ESTÁ FAZENDO ASTROTURFING?
Murilo Gun www.cartello.com.br

Se você assiste televisão, ouve rádio, navega na Internet, enfim, está vivo, já deve ter ouvido falar da campanha da operadora de celular Oi, anunciando a venda de celulares desbloqueados. Seguindo a tendência das empresas de telefonia de outros países, a Oi finalmente chegou a conclusão de que não faz mais sentido vender aparelhos bloqueados (que não pode ser habilitado em outra operadora), até porque em qualquer esquina é possível encontrar um "gênio da telecomunicação" apto a desbloqueá-los. Então resolveu sair na frente e ser a primeira operadora a divulgar este benefício e ganhar o bônus do pioneirismo.
Os comerciais da campanha estão veiculados em massa, sob o mote "Você é nosso cliente. Não é nosso refém", e a campanha também está obtendo grande mídia espontânea, sendo noticiada nos principais veículos do Brasil.
Mas o interessante na estratégia de marketing da Oi é que, paralela à campanha publicitária de venda de celulares desbloqueados, a empresa criou também o movimento "Bloqueio Não", cujo objetivo é provocar um "levante popular" contra as concorrentes, fazendo as pessoas se indignarem e trocarem de operadora. Para isso, foi criado o site www. bloqueionao.com.br onde são coletadas assinaturas online (atualmente mais de 400.000) e os consumidores podem fazem depoimentos. Também foram colocadas vans nas ruas para conseguir adesões offline. O site é totalmente focado no movimento em si e quase não cita a Oi. A empresa só é mencionada no rodapé, onde há uma indicação "Defendem esta causa". Celebridades como Ronaldinho Gaúcho e atores globais foram contratadas para dar peso à causa.
O que a Oi está fazendo tem nome: chama-se Astroturfing, que consiste em "ações políticas ou publicitárias que tentam criar a impressão de que são movimentos espontâneos e populares". O termo vem do inglês Astro Turf (grama artificial) em oposição ao termo Grassroots (grama natural), que são movimentos espontâneos da comunidade. E a estratégia de Astroturfing parece estar dando muito certo. Além das milhares de assinaturas e comentários no próprio site do movimento, já foram criadas (espontanea-mente?) comunidades no Orkut, e centenas de blogs já postaram comentários favoráveis à causa. Para iniciar o boca-a-boca virtual nos blogs, a Oi contratou alguns blogueiros de maior visibilidade para colocar um selo do movimento com link para adesão. Outros blogs menores, voluntariamente, também colocaram o selo de apoio.Apesar do sucesso dessa iniciativa da Oi, as empresas que planejem criar iniciativa de Astroturfing precisam ter cautela. O ponto crítico é a questão ética: é preciso ter cuidado para não enganar os consumidores.
No Natal de 2006, a Sony desenvolveu o blog "All I want for Xmas is a PSP" (Tudo que eu quero no Natal é um PlayStation) como se tivesse sido feito por um consumidor. O objetivo era estimular outros possíveis clientes a também desejarem um PlayStation como presente de Natal. Mas em pouco tempo descobriu-se que o blog tinha sido criado pela agência de marketing da Sony e a campanha acabou tendo uma repercussão negativa para a imagem da empresa.
Em maio de 2006, a SanDisk (fabricante do mp3 player número 2 de vendas nos EUA) criou a campanha I Dont´(www. idont.com), aparentando ser uma iniciativa de consumidores indignados com a dominação do iPod no mercado de mp3 players. Na verdade, o site fazia parte da campanha do produto da empresa, o Sansa e200. Neste caso, a SanDisk teve a preocupação de assinar os créditos do site. Atualmente o endereço redireciona para o site do produto.
Os casos da Oi e da SanDisk mostram que é possível obter bons resultados através de uma ação de Astroturfing, desde que seja executada de forma ética. A campanha não precisa estar diretamente vinculada à marca da empresa, mas também não deve tentar enganar o consumidor. Não assuma, nem negue.

http://www.revistapronews.com.br/edicoes/91/brainstorm.html

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top